Na segurança pública, não dá
19 de Maio de 2014 - Piatã
Jornalista Rogaciano Medeiros
Em artigo, jornalista Rogaciano Medeiros fala sobre a greve da Polícia Militar no estado de Pernambuco.
As tristes e lamentáveis cenas da greve dos policiais e bombeiros militares em Pernambuco, bem piores do que as registradas na Bahia, em abril passado, resultantes do mesmo movimento grevista, servem para tirar qualquer dúvida. A sociedade não pode pagar tão caro, em muitos casos até com a própria vida, pelas consequências produzidas por um segmento social, por mais justa que seja essa luta.
Além da multiplicação assustadora dos assaltos e assassinatos, as imagens mostradas pelas TVs em Recife e Região Metropolitana remetem à barbárie. O que se viu e mais chocou a nação foram saques e roubos promovidos pelo povo. Eram homens, mulheres, crianças e até idosos roubando tudo que podia levar. A população parecia compelida a transgredir. Em pouco tempo, cidadãos de bem se tornaram criminosos.
Em um país onde, apesar dos avanços registrados nos últimos anos, continua a predominar a impunidade e, pelo menos para as classes privilegiadas o crime tem compensado, as camadas mais pobres vêem, na suspensão do policiamento ostensivo, a oportunidade de vingança.
Uma vingança de classe. É quando o oprimido tem a chance de descontar no opressor, tudo que tem sofrido ao longo da história. E aí mora o perigo. Salvo em processo revolucionário, esse tipo de descontrole representa quebra da ordem, estabelece a anarquia social, incentiva a criminalidade e estimula o crime. Expõe o conjunto da sociedade à selvageria.
A maior e principal garantia assegurada ao cidadão pela Constituição nacional é o direito à vida. E no capitalismo, onde prevalece a propriedade privada, não dá para passar nem um dia sequer sem que o aparelho repressivo do Estado esteja ativo e atento. Infelizmente.
É preciso, urgentemente, encontrar mecanismos para salvaguardar os direitos dos policiais militares enquanto trabalhadores. Mas, não se pode mais tolerar qualquer movimento que interrompa o policiamento ostensivo. Prejudica a sociedade de forma vital. Greve na segurança pública não dá.
·Rogaciano Medeiros é jornalista
Comentários
Outras Notícias
![Suíca reflete sobre como a centralização do poder é prejudicial para democracia [Suíca reflete sobre como a centralização do poder é prejudicial para democracia]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238151/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca reflete sobre como a centralização do poder é prejudicial para democracia
03 de Outubro de 2025Artigo: O fascismo é um jogo sujo contra a quebrada
![Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol [Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238150/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol
03 de Outubro de 2025Foto: Biodiesel Brasil
![Governo vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol [Governo vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238149/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol
03 de Outubro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
![Termina hoje inscrição para 2ª chamada do Mais Médicos Especialistas [Termina hoje inscrição para 2ª chamada do Mais Médicos Especialistas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238148/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Termina hoje inscrição para 2ª chamada do Mais Médicos Especialistas
03 de Outubro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores [Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238147/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores
02 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
![Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores [Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238146/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores
02 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023